Nootrópicos Naturais

Você sempre esquece onde estacionou o carro? Faz lista de compras para não esquecer nada e acaba esquecendo a lista em casa? Então, você precisa conhecer os nootrópicos naturais.

Por definição, nootrópico é qualquer substância natural que melhore as funções mentais, como a memória, inteligência e concentração, sem prejudicar a saúde.

No entanto, ao longo dos anos, a definição de nootrópico se ampliou, e atualmente inclui qualquer substância natural ou farmacêutica que melhore o desempenho cerebral, independente dos efeitos colaterais.

Os remédios farmacêuticos que prometem turbinar a inteligência, como a Ritalina, podem trazer sérios riscos à saúde e causar dependência.

Por isso, se você quer melhorar o desempenho do seu cérebro de forma segura, os nootrópicos naturais são a solução perfeita.

Continue lendo nosso artigo para saber mais. Nele você vai ver:

  • Como os Nootrópicos naturais otimizam o funcionamento cerebral
  • 10 Nootrópicos Naturais que vão Turbinar o Funcionamento do seu Cérebro

Como os Nootrópicos Naturais otimizam o funcionamento cerebral

Quem nunca teve vontade de ser mais inteligente provavelmente não vive neste mundo cheio de cobranças chamado planeta Terra, ou está muito acomodado para fazer algo a respeito.

Seja para tirar uma nota maior na prova, impressionar os seus amigos, ou mesmo para ter novas ideias no trabalho, praticamente todas as pessoas já procuraram sobre a “pílula da inteligência” no Google depois de assistir o filme Sem Limites, estrelado pelo ator Bradley Cooper.

Assim como você, eu também já fiz isso, e acabei descobrindo os nootrópicos naturais.

Eles atuam no cérebro da seguinte maneira:

  • Aumentam a circulação de sangue no cérebro;
  • Fornecem precursores de substâncias químicas cerebrais importantes;
  • Neutralizam os danos dos radicais livres às células cerebrais;
  • Aumentam o fluxo de energia, oxigênio e nutrientes no cérebro;
  • Reduzem inflamações;
  • Fornecem nutrientes essenciais para o cérebro que podem estar faltando em sua dieta;
  • Protegem o cérebro de toxinas;
  • Minimizam os efeitos do envelhecimento cerebral;
  • Estimulam a formação de novas células cerebrais saudáveis;
  • Aumentam a plasticidade cerebral;
  • Aliviam os colaterais do estresse;

Fantástico né? Além de tornar você mais inteligente, os nootrópicos naturais também são ótimos para a saúde, livres de riscos e colaterais indesejados.

Mas qual deles eu devo comprar? Como eu devo tomar? Eles possuem efeitos diferentes ou são todos iguais?

Vamos responder essas perguntas a seguir.

10 Nootrópicos Naturais

Nootrópicos Naturais, Raiz de Ginseng
Nootrópicos Naturais – Raiz de Ginseng

1  Ginseng

O ginseng é uma das raízes medicinais mais populares do mundo. Ele tem sido usado na Ásia e na América do norte há séculos.

O ginseng possui propriedades incríveis que podem afetar o funcionamento do cérebro. Ele estimula as células cerebrais, melhorando a concentração e a capacidade para atividades cognitivas.

Dentro de poucas horas após o consumo você já se sente mais focado, a memória funciona melhor e os pensamentos parecem mais claros.

O Department of Neurology at the Clinical Research Institute in South realizou um estudo onde foi comprovado que o ginseng traz melhoras significativas para pessoas que sofrem com mal de Alzheimer. (1)

Qual a Dosagem Recomendada? Como tomar Ginseng?

A dose recomendada de Ginseng é de 500 mg, duas vezes ao dia.

2  Rhodiola Rosea

A rhodiola é uma raiz que cresce em regiões altas, como o Himalaia.

Famosa por suas propriedades adaptogênicas, ela favorece a queima gordura, melhora a disposição, estimula as funções cerebrais, diminuindo a fadiga mental e otimizando a memória.

Além disso, a Rhodiola é capaz de combater a depressão, o estresse e a ansiedade.

Essa poderosa raiz aumenta a sensibilidade dos neurônios, incluindo neurotransmissores como a serotonina e a dopamina.

Esses neurotransmissores deixam você mais focado, melhoram sua memória, concentração e influenciam diretamente no seu humor (2).

Se você sente dificuldade para se concentrar, sente que sua mente está cansada, está constantemente estressado e ansioso, esse nootrópico pode ser a solução dos seus problemas.

Eu faço o uso da Rhodiola há mais de 1 ano e é notável a diferença que ela faz.

Qual a Dosagem Recomendada? Como tomar Rhodiola?

A dose recomendada de Rhodiola é de 250-500 mg duas vezes ao dia, 15 minutos antes das refeições.

3  Bacopa Monnieri

A Bacopa é uma planta que tem sido usada na medicina ayurvédica há milhares de anos, popular por melhorar o desempenho cerebral.

Os bacosides presentes na Bacopa melhoram as funções cognitivas por meio da otimização da transmissão de impulsos nervosos, fazendo dela uma erva promissora no tratamento do TDAH.

Esse nootrópico reduz o estresse, amplia a capacidade de aprendizagem, a retenção de informações e as funções cognitivas de forma geral.

A bacopa é essencial para os idosos, pois trata e previne o declínio metal relacionado à idade.

Se você quer resultados rápidos, a bacopa não é o nootrópico mais indicado para o seu caso. Seus benefícios máximos são alcançados de 2 a 3 meses após o início da utilização (3).

Qual a Dosagem Recomendada? Como tomar Bacopa?

A dose recomendada é de 250mg de 1 a 3 vezes ao dia.

4  Ginkgo Biloba

A Ginkgo Biloba é um extrato vegetal utilizado há milhares de anos, especialmente na China, para curar diversos problemas de saúde.

Estudos apontam que ela ajuda a regenerar as células do cérebro lesionadas, tornando a Ginkgo Biloba uma erva importante para os idosos, assim como a Bacopa.

Esse nootrópico aumenta a circulação e oxigenação do cérebro, equilibra as químicas cerebrais e protege contra os danos de radicais livres, podendo tratar ou prevenir a demência. (4)

A ginkgo biloba é eficaz para tratar problemas de concentração, perda de memória, fadiga, confusão mental, depressão e ansiedade.

Os resultados podem demorar entre quatro a seis semanas para serem notados, por isso seja paciente.

Qual a Dosagem Recomendada? Como tomar Ginkgo?

A dose recomendada é cerca de 120-240 mg por dia.

Fique atento, pois a ginkgo biloba é um diluidor de sangue, por isso não deve ser usado em conjunto com ibuprofeno, aspirina, varfarina ou qualquer outro medicamento que afine o sangue.

Raiz de açafrão
Nootrópicos Naturais – Açafrão-da-terra, de onde a curcumina é extraída

5  Curcumina

A curcumina é um dos ingredientes ativos do açafrão-da-terra, uma das raízes mais poderosas do planeta.

Esse nootrópico é um excelente antioxidante, que previne danos causados por radicais livres. Os radicais livres são causados principalmente pelo estresse e pela má alimentação, e podem afetar negativamente o seu desempenho mental.

Além disso, a curcumina aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e  otimiza as funções cerebrais, como a memória e a concentração. (5)

Ela também estimula a produção de serotonina, dopamina e fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), uma proteína que ativa a produção de novas células cerebrais (6)

Qual a Dosagem Recomendada? Como tomar Curcumina?

A dosagem recomendada pode variar muito, dependendo do suplemento de curcumina que você for comprar. O ideal é seguir a recomendação descrita no rótulo.

Procure por suplementos que contém piperina em sua formulação, pois ela faz com que a curcumina seja melhor absorvida pelo organismo.

6  Huperzine A

A huperzine-A é extraída da planta chinesa Huperzia serrata.  Ela é popular no tratamento da demência, devido sua atividade neuroprotetora (protege contra radicais livres, inibindo a neurotoxicidade).

Esse nootrópico aumenta a concentração de acetilcolina no cérebro, bloqueando a enzima acetilcolinesterase. A acetilcolina é um dos neutrotrasmissores envolvidos no processo de memorização e aprendizado (7) (8).

Por esse motivo, a erva tem sido estudada como possível tratamento e prevenção do mal Alzheimer.

O consumo regular de huperzine-A otimiza a memória, a clareza mental e estimula a formação de novas células cerebrais.

Qual a Dosagem Recomendada? Como tomar Huperzine A?

A dosagem recomendada de Huperzine A é de 100-200 mcg duas vezes ao dia.

7  Vinpocetina

A vinpocetina é um extrato das sementes da pervinca, planta muito popular na Europa e Japão, onde seus benefícios pra a mente são considerados superiores ao do ginkgo biloba.

Esse nootrópico estimula a atividade cerebral, melhora a cognição e a memória através de uma variedade de mecanismos.

O principal benefício da vinpocetina é seu efeito vasodilatador, que aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, levando mais oxigênio e nutrientes para ele. A melhora do desempenho cerebral é incrível. (9)

Além disso, essa erva é capaz de equilibrar os níveis de neurotransmissores e diminuir a inflamação cerebral. (10)

Qual a Dosagem Recomendada? Como tomar Vinpocetine?

A dosagem recomendada de vinpocetine pode variar entre 5 e 30 mg ao dia.

8  Ashwaghanda

A Ashwaghanda é uma planta nativa da Índia e norte da África, onde é conhecida como um “restaurador” cerebral.

Entre os seus diversos benefícios temos a otimização das funções cognitiva e memória, proteção contra a degeneração cerebral e a melhora dos sintomas da depressão, ansiedade e Alzheimer.

Uma das principais razões da Ashwaghanda ser tão benéfica para o cérebro é o fato de ser rica em antioxidantes, que bloqueiam os danos dos radicais livres que causam envelhecimento.

A suplementação com ashwaghanda promove a formação de novos dendritos, extensões neuronais que transmitem e propagam informações entre os neurônios.

Cada neurônio possui cerca de 10 mil dendritos. Quanto mais dendritos uma pessoa tem, mais complexa é sua rede neural e consequentemente, mais inteligente ela é.

Qual a Dosagem Recomendada? Como tomar Ashwaghanda?

A dosagem recomendada de Ashwaghanda é de 500 mg, de 1 a 2 vezes ao dia.

9  L-Teanina

A L-Teanina é um aminoácido encontrado naturalmente nas folhas de chá verde.

No cérebro, ela é capaz de estimular a produção de serotonina, dopamina e GABA, neurotransmissores que influenciam diretamente no humor, memória e aprendizagem. (11, 12)

Esse aminoácido é recomendado para pessoas ansiosas e estressadas, pois ela tem a capacidade de alterar os padrões de ondas cerebrais, colocando você em um estado de relaxamento semelhante ao experimentado durante a meditação (13,14).

Isso não quer dizer que ela vai te deixar sonolento, muito pelo contrário, ela melhora a concentração e o foco, ao mesmo tempo em que bloqueia os efeitos da ansiedade.

Você também pode combinar a L-Teanina com cafeína, pois elas possuem efeito sinérgico, ou seja, uma potencializa o efeito da outra.

Qual a Dosagem Recomendada? Como tomar L-Teanina?

A dosagem recomendada é de 200 a 400 mg, dividida em 2 porções diárias.

Salmão é rico em ômega 3
Nootrópicos Naturais – Salmão é rico em ômega 3

10  Ômega 3

Não poderíamos terminar o artigo sem mencionar o ômega 3. Ele é um dos nootrópicos naturais que não podem faltar na sua dieta.

Estima-se que 70% da população tem deficiência desse nutriente fundamental para o cérebro (15).

O consumo regular de ômega 3 traz inúmeros benefícios à saúde, além de turbinar a memória e a concentração, ele também possui poderoso efeito anti-inflamatório.

O ômega 3 é um componente fundamental da membrana externa das células cerebrais, a bainha de mielina. É justamente por essa membrana que todos os sinais nervosos fluem.

Ele também possui efeito vasodilatador, levando mais sangue, oxigênio e nutrientes para o cérebro.

Quem não ingere quantidades suficientes de ômega 3 pode sofrer problemas de memória, alterações de humor, depressão e fadiga constante.

Qual a Dosagem Recomendada? Como tomar Ômega 3?

A dose recomendada é de pelo menos 1.000 mg por dia de EPA / DHA, encontrado em peixes de águas profundas, ou também em suplementos.

Você também pode encontrar ele em forma de ALA, que é o ômega 3 vegetal. Essa forma não é bem utilizada pelo corpo e pouco aproveitada pelo cérebro.

 

Agora você já sabe que os nootrópicos naturais podem ser uma solução segura para aprimorar o seu desempenho cognitivo.

Não há necessidade de tomar drogas prescritas, correr riscos e sofrer com efeitos colaterais indesejados.

Qual deles é o melhor? Isso pode variar de pessoa para pessoa. Escolha um e faça o teste para ver qual funciona melhor para você.

Uma boa dica é utilizar combinações com vários nootrópicos para garantir maiores resultados.

Espero que nosso artigo tenha sido útil para você.

Conte aqui em baixo nos comentários para a gente: você já utilizou algum deles? Notou alguma diferença na sua concentração e clareza mental?

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para ficar por dentro de mais artigos como esse.

 

Total
19
Compartilhamentos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar