Exercícios físicos melhoram o funcionamento do cérebroNovos estudos comprovam que os exercícios físicos são capazes de alterar o funcionamento do cérebro.

A atividade física produz novos neurônios, melhora o fluxo sanguíneo e o aporte de nutrientes. Acontece uma otimização da memória, da concentração e do funcionamento do cérebro de forma geral.

Continue lendo nosso artigo para conhecer o incrível impacto da atividade física na saúde mental.

Não deixe de ler nossos outros artigos sobre o cérebro:
➤ Nutrientes Essenciais para o Cérebro. Eles fazem parte da sua dieta?
 Segundo Cérebro: Descubra o incrível poder do seu intestino

Como a Atividade Física altera o Funcionamento do Cérebro

Aumenta o Aporte de Oxigênio e Nutrientes no Cérebro

Para o cérebro funcionar em seu potencial máximo, ele precisa ser bem nutrido e ter uma grande quantidade de oxigenação, já que ele utiliza 25% de todo o oxigênio que você respira.

O cérebro depende da circulação sanguínea para receber esses nutrientes e o oxigênio. Os exercícios físicos têm o incrível poder de aumentar a circulação, levando mais oxigênio e nutrientes ao cérebro, otimizando o seu funcionamento.

Esse aumento da circulação também ajuda na remoção de toxinas e compostos metabólicos prejudiciais ao cérebro e a saúde.

O cérebro humano tem mais de 600 km de vasos sanguíneos. Porém essa quantidade vai diminuindo conforme vamos envelhecendo. A atividade física pode retardar o envelhecimento cerebral através da construção de novos vasos.

Sinapses aumentando as redes neurais
Estimula a Plasticidade Cerebral

O cérebro tem o incrível poder de otimizar sua capacidade através do que os cientistas chamam de plasticidade cerebral.

O cérebro humano contém cerca de 86 bilhões de neurônios, ligados entre si por 100 trilhões de sinapses. As sinapses têm a função de levar as informações de um neurônio até o outro.

A plasticidade cerebral é o poder que o cérebro tem de criar novas sinapses, conectando os neurônios de uma forma mais poderosa, otimizando a transmissão de informações.

Os exercícios físicos são uma das melhores formas de aumentar a plasticidade cerebral, melhorando a memória, o volume cerebral e a otimização da capacidade cognitiva.

Dê preferência para a pratica de exercícios ao ar livre, pois dessa forma você vai respirar mais oxigênio e terá contato com novos estímulos visuais e informações, que também aumentam a plasticidade cerebral.

Melhora a Memória e Aumenta o Tamanho do Cérebro

Assim como os exercícios físicos fazem os seus músculos ficarem maiores, eles também podem aumentar o tamanho do seu cérebro.

Os exercícios físicos promovem o aumento dos níveis de substâncias químicas cerebrais que formam novas células e conexões neurais. A formação de novas células cerebrais acontece principalmente no hipocampo, região cerebral responsável pela memória e aprendizado.

Estudos demonstraram que 2 horas de caminhada semanais foi capaz de gerar um aumento de 2% no volume do hipocampo.

Exercícios vs cérebro
Torna Você Mais Resistente ao Estresse

O estresse é capaz de elevar os níveis de cortisol, hormônio capaz de matar células cerebrais e impedir a neurogênese (produção de novas células cerebrais).

Ele também impacta negativamente suas funções cognitivas, diminui sua habilidade de tomar decisões, torna sua memória um caos e aumenta suas chances de desenvolver doenças mentais degenerativas, como o Alzheimer.

A notícia boa é que os exercícios físicos têm a capacidade de aliviar os efeitos do estresse no cérebro. Estudos demonstraram que ao se exercitar você tem muito menos chances de desenvolver problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão.

Deixa Você Mais Feliz

Os exercícios físicos funcionam melhor contra depressão do que drogas antidepressivas, como o Prozac e o Zoloft, além de não terem os efeitos colaterais desses medicamentos.

Isso porque essas atividades liberam serotonina, dopamina e endorfina, neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade.

Pessoas que tem o habito de correr sempre estão à procura de novos desafios, correr distâncias cada vez maiores, justamente por causa dessa grande liberação de dopamina e endorfina no cérebro, que faz com que eles tenham uma sensação de bem-estar incrível ao final da corrida.

Mas não é apenas correndo que você chega nessa sensação, e sim com qualquer atividade física de longa duração, como andar de bicicleta, nadar ou fazer Yoga.

Infográfico - Exercícios deixam você mais inteligente
Funcionamento do cérebro com os exercícios físicos

Os exercícios físicos além de bons para sua saúde também são excelentes aliados do cérebro, então é hora de levantar da cadeira e começar a se exercitar.

Praticar exercícios diariamente é o melhor hábito que você pode ter para melhorar a sua memória, seu humor e turbinar suas funções cognitivas.

Espero que nosso artigo tenha sido útil para você. Gostou? Deixe seu comentário.

Referências
ScienceDaily – MedicalDaily – Stanford – ScienceMag – Yale – Wikipedia – MedicineNet – APA – PsychologyToday – Harvard – WebMD – BeBrainFit – NYTimes – TM